terça-feira, 10 de novembro de 2009

Posted by Ana Ingrid on 09:49 No comments
“Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Ef 6:18). Quando refletimos sobre este versículo percebemos o acúmulo de expressões fortes tais como oração, súplica, perseverança e vigiando nisto, ou seja, perdendo o sono por causa disto. O apóstolo Paulo entendeu muito bem a preguiça do homem, principalmente na oração.
Mas por que a oração incessante é tão necessária hoje em dia?

1) Porque temos um “adversário” muito astuto
Ele não descansa mas está sempre procurando provocar a queda dos filhos de Deus. Paulo frisa bem esta verdade no versículo 12 que diz o seguinte: “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.” A seguir ele usa uma descrição das diferentes partes da armadura do cristão e no versículo 18 ele afirma que devemos acrescentar a oração incessante e persistente a Deus. Se desejarmos ser vitoriosos na vida cristã temos que resolver todos os dias apresentar as nossas orações a Deus.

2) A Palavra de Deus nos incentiva
“Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis para que a vossa alegria seja completa ...” (Jo 16:24).
Essas palavras são realmente importantes e revelam o segredo das dificuldades e problemas que muitos cristãos não conseguem superar: negligência em orar. Podemos ter certeza absoluta de que o nosso Pai amado deseja nos abençoar com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo Jesus, mas muitos não querem recebê-las.

3) A igreja no início priorizava oração
“Todos estes perseveravam unânimes em oração ...” (At 1:14).
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações” (At 2: 42).
“E, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da Palavra” (At 6:4).
Em quase todas as cartas que escreveu, o Apóstolo Paulo destaca a importância da oração (Rm 1:9; Ef 1:15-16; Cl 1:9; I Ts 3:10; II Tm 1:3). A igreja de Deus cresceu num ambiente próprio a receber as bênçãos de Deus onde havia irmãos dedicados a um dos privilégios altos na vida Cristã. Todos os homens mais úteis a Deus foram homens de oração.

4) O Senhor Jesus deu prioridade à oração
Nos poucos anos que Ele passou neste mundo, é impressionante observar quanto tempo foi dedicado a oração. Vejamos por exemplo em Marcos 1:35 as seguintes palavras: “tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava” (Mc 1:35).
O dia anterior havia sido exaustivo com muitos compromissos, mas o Senhor Jesus abreviou as horas de descanso de que precisava para levantar-se muito cedo e começar mais um dia na presença de Seu Pai em oração.
Em Lucas 6:12 está registrado que “naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus”. Antes de escolher os Seus apóstolos Ele passou algumas horas sozinho, num lugar bem afastado e prolongou o tempo aproveitando uma noite inteira para buscar a face de Seu Pai em oração. As palavras “orar” e “oração” são usadas pelo menos 25 vezes em relação ao Senhor Jesus no relatório de Sua vida nos quatro evangelhos. Fica perfeitamente claro que a oração tomou muito do Seu tempo. Apesar de Seus compromissos, viagens e responsabilidades o Senhor Jesus reservou muito tempo para oração.

5) Ele quer que tenhamos paz
“Não andeis ansiosos de cousa alguma”, diz Paulo. “Em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus” (Fp 4:6-7).
O cristão que esteja sempre em comunhão com o Senhor poderá falar com Ele quando surgir qualquer problema ou dificuldade, seja grande ou pequeno. O resultado de uma vida dedicada à oração será uma paz que excede todo o entendimento. Aqueles que conhecem a paz insondável de Deus que ultrapassa todo entendimento, são sempre homens e mulheres de muita oração.

6) Ele quer que sejamos livres dos cuidados desta vida passageira
“Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que os vossos corações fiquem sobrecarregados com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente como um laço. Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face de toda a terra. Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas cousas que têm de suceder, e estar em pé na presença do Filho do Homem”.
A volta do Senhor é um dos temas principais do Novo Testamento e esta passagem indica que a oração nos ajudará a prepararmos para este dia tão importante vigiando constantemente em oração. “Vigiai” nesta passagem é a mesma palavra usada em Ef 6:18, e “a todo tempo” é também a mesma frase em ambas. O cristão que esteja passando pouco tempo em oração estará prejudicando a si mesmo e dificultando bastante o seu progresso na vida cristã.

7) Ele vive intercedendo sempre por nós
“Por isso também pode salvar totalmente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles ...” (Heb 7:25).
Ele é o Bom Pastor que morreu (Jo 10:11) mas que também vive para sempre (Jo 10:14). Ele tem perfeito conhecimento das nossas necessidades, mas mesmo assim quer que nós as apresentemos constantemente. Veja o notável desafio de Paulo em Rm 8:34: “Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu, ou antes, quem ressuscitou, o qual está a direita de Deus, e também intercede por nós”.
Se desejarmos ter comunhão constante com Ele diariamente teremos que dar prioridade a esta atividade sublime. John Welch, genro de John Knox, foi um dos homens notáveis do passado que foi ricamente abençoado por Deus no seu ministério. Ele considerava que o dia não era produtivo quando não passava sete ou oito horas a sós com Deus. Um senhor de idade avançada, conversando a respeito dele depois da sua morte disse: “ele era um tipo de Cristo”.
Que seja assim na experiência de cada um de nós.
Categories:

0 comentários:

Postar um comentário